Embaixada e consulado preparam segunda etapa de resgate de brasileiros que estão em áreas de risco no Japão

18/03/2011 - 10h22

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – A Embaixada do Brasil no Japão e o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio preparam para hoje (18) uma nova operação de resgate de brasileiros que vivem na região de Miyagi, onde está a cidade de Sendai, que sofreu com tremores intensos de terra e tsunamis. Serão enviados dois ônibus, um caminhão e uma van para a região. A possibilidade de enviar transporte também para a região de Fukushima onde houve acidentes nucleares ainda é analisada.

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, o Itamaraty, os brasileiros serão transportados para Tóquio. A previsão é que os ônibus cheguem às áreas onde vivem os brasileiros amanhã (19) pela manhã.

Na última terça-feira (15), 25 brasileiros, que moravam no Japão nas regiões de Miyagi e Fukushima, foram resgatados. O governo informa que, no total, há 254 mil brasileiros no Japão, dos quais, inicialmente, 777 estavam em áreas consideradas de risco em decorrência dos tremores de terra, tsunamis e acidentes nucleares.

As regiões, no Japão, avaliadas pelas autoridades como mais delicadas são Fukushima – por causa das explosões e vazamentos nucleares – e Miyagi, Iwate e Aomori – áreas ameaçadas por causa dos acidentes naturais.

A BBC Brasil informou que o cônsul-geral do Brasil em Tóquio, Antonio Carlos Coelho da Rocha, descartou a retirada em massa de brasileiros do Japão. Segundo ele, apartamentos temporários na Província de Saitama foram alugados para abrigar os desalojados.

De acordo com o diplomata, se for necessário, uma terceira viagem será feita para o resgate de brasileiros. Desde o último dia 11 – quando foram registrados os tremores de terra e tsunamis no Japão - a Embaixada do Brasil no Japão e o Consulado-Geral em Tóquio trabalham em regime de plantão por 24 horas.

 

Edição: Lílian Beraldo