Japão conecta cabo de força e lança água para resfriar reatores

17/03/2011 - 20h39

Da BBC Brasil

Brasília - A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (Aiea) informou nesta quinta-feira (17), citando fontes do governo do Japão, que engenheiros instalaram um cabo de força externo no reator número 2 da Usina de Fukushima Daiichi (Leste do país), o que deve permitir a reativação do sistema de resfriamento da usina.

O sistema de resfriamento dos reatores foi danificado durante o terremoto e tsunami que atingiu o Japão na última sexta-feira (11), mergulhando o país em uma crise nuclear.

A Aiea disse em um comunicado que o sistema de resfriamento deve ser reconectado assim que terminar o processo de despejar água para resfriar o reator de número 3.

De acordo com a empresa que opera a usina, a Tokyo Electric Power (Tepco), o reator número 2 preocupa porque ele fica em um edifício que permanece com o teto intacto. Por isso, não pode ser resfriado por água jogada de helicópteros.

Nesta quinta-feira, toneladas de água foram despejadas nos reatores 3 e 4 por helicópteros e caminhões de bombeiros da Força de Autodefesa do Japão e por um caminhão-pipa da polícia japonesa.

O objetivo da operação é impedir o derretimento das barras de combustível nuclear armazenadas no reservatório. Se danificadas, elas podem liberar muita radioatividade na atmosfera.

"A unidade 4 continua sendo uma grande preocupação de segurança. Não há informações disponíveis sobre o nível de água no reservatório", diz a nota divulgada pela Aiea.

"A situação na Usina de Fukushima Daiichi continua muito séria, mas não houve piora significativa desde ontem (quarta-feira)."

O diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano, chegou ao Japão nesta quinta-feira para acompanhar de perto as tentativas do governo de evitar maiores vazamentos de radiação.

A agência de notícias japonesa Kyodo News informou que as tentativas de jogar água no reservatório de combustível do reator 3 de Daiichi foram bem-sucedidas.

A Tepco informou que o vapor que subiu do edifício do reator sugere que a operação conseguiu estabilizar a temperatura do reservatório, que estava aquecendo rapidamente. No entanto, não houve decréscimos imediatos nos níveis de radiação da usina, segundo a Kyodo.

A agência disse que houve emissão de vapor em outro reservatório, o que sugere que mais uma operação similar pode ser necessária.

O porta-voz do governo, Yukio Edano, disse à imprensa que a missão continuará durante a sexta-feira (18).