Febraban não vê risco de japoneses repatriarem investimentos feitos no Brasil

17/03/2011 - 20h17

Bruno Bocchini

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, não acredita que o terremoto ocorrido no Japão irá causar a retirada de investimentos japoneses feitos no Brasil para a reconstrução do país asiático. O Japão é um importante investidor no Brasil, responsável por cerca de 5% dos investimentos estrangeiros diretos e 40% de participação nos títulos de médio e longo prazo. Murilo Portugal foi empossado hoje (17) na presidência da Febraban.

“Existe uma liquidez muito grande no mundo atualmente. Eu não acho que vão faltar recursos para a reconstrução do Japão. E se eles tiverem que buscar recursos de algum lugar, eu não acredito que seja do Brasil, onde a taxa de retorno é muito mais elevada do que a média internacional”, disse. “Eles vão buscar, nos mercados internacionais de capitais, recursos para a sua própria reconstrução a custos mais baixos do que o retorno que eles têm de seus investimentos no Brasil”, completou.

Segundo o professor de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Eduardo Gonçalves, a necessidade de reconstruir parte do país, destruída pelo terremoto e pelo tsunami da última sexta-feira (11), deverá levar os japoneses a repatriarem seus ativos depositados no exterior. Hoje, o montante é de cerca de US$ 1 trilhão, guardados principalmente nos Estados Unidos.

 

Edição: Aécio Amado