CNI: fornecimento de energia elétrica tem a melhor avaliação entre usuários e serviços de saúde, a pior

16/03/2011 - 12h35

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pesquisa divulgada hoje (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que a população brasileira aprova a qualidade de apenas quatro serviços públicos, de um total de 12 pesquisados. Segundo os entrevistados, são considerados satisfatórios o fornecimento de energia elétrica e de água, a iluminação pública e a educação superior.

Postos de saúde e hospitais foram considerados os piores serviços públicos: 81% dos entrevistados os avaliam como de baixa ou muito baixa qualidade. A pesquisa, feita pelo Ibope, também mostra que, para 72%, os serviços de segurança são de baixa ou muito baixa qualidade.

No caso da energia elétrica, o fornecimento é aprovado por 75% dos entrevistados, sendo que para 18% o serviço é de alta ou muito alta qualidade. O abastecimento de água recebeu a aprovação de 66%. No caso da iluminação pública e da educação superior, os percentuais de aprovação são de 61% e 52%, respectivamente.

A pesquisa mostra ainda que 50% dos entrevistados aprovam os serviços de limpeza urbana. Segundo a CNI, a outra metade os avalia como de baixa ou muito baixa qualidade.

Além de avaliar a qualidade dos serviços públicos, o levantamento traz dados sobre a tributação no país. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 140 municípios, entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2010.

Edição: Juliana Andrade