No Bahrein, rei decreta estado de emergência na tentativa de conter manifestações

15/03/2011 - 13h23

Da Agência Lusa


Brasília - O rei do Bahrein, Hamad Ben Issa Al Khalifa, decretou hoje (15) estado de emergência no país pelo período de três meses. A decisão foi motivada pela onda de protestos liderada por críticos do governo e que pressionam por mudanças no sistema político atual. De maioria xiita, o Bahrein é governado pela minoria sunita.

“Devido às circunstâncias no Bahrein o rei decreta estado de emergência por um período de três meses”, anunciou em comunicado oficial a rede estatal de televisão. De acordo com o comunicado, o rei nomeou o comandante das Forças Armadas para coordenar a imposição.

Segundo o comunicado, o comandante das Forças Armadas poderá recorrer ao Exército, à polícia e às unidades da guarda nacional, se houver necessidade. “[Poderá ser usada] qualquer outra força, se necessário”, diz o texto oficial.

Há cerca de um mês ocorrem manifestações no Bahrein. Os protestos são impulsionados sobretudo pela oposição xiita. Os manifestantes defendem mudanças na Constituição, querem substituir o primeiro-ministro do Bahrein que é tio do rei e ampliar os poderes do Parlamento.