Anefac aponta queda de juros em fevereiro, apesar de medidas do Banco Central

14/03/2011 - 12h44

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As taxas de juros caíram em fevereiro, de acordo com a Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac). Estudo mensal divulgado hoje (14) pela entidade aponta redução nos juros cobrados de empresas e consumidores, mesmo após as medidas de restrição ao crédito tomadas pelo Banco Central (BC) em dezembro do ano passado.

Segundo a Anefac, a taxa média de juros do crédito para pessoa física caiu 0,12 ponto percentual no mês passado na comparação com a do mês anterior. Em janeiro, os juros médios cobrados dos consumidores eram de 6,85% ao mês. Em fevereiro, caíram para 6,73%.

Das seis linhas de crédito incluídas no levantamento da Anefac, quatro tiveram queda de juros em fevereiro (comércio, CDC de bancos, empréstimo pessoal em bancos e empréstimo pessoal em financeiras), uma ficou inalterada (cartão de crédito) e só uma subiu (cheque especial). Esse comportamento colaborou para que a média dos juros para consumidores atingisse sua menor taxa desde outubro.

Já a média dos juros do crédito para empresas caiu 0,02 ponto percentual. A taxa, que era de 3,88% ao mês em janeiro, baixou para 3,86% ao mês em fevereiro – a menor desde dezembro.

Das três linhas de crédito para pessoas jurídicas pesquisadas pela Anefac, duas tiveram redução de juros (capital de giro e desconto de duplicatas) e uma apresentou aumento (conta garantida).

Para o coordenador da pesquisa e vice-presidente da Anefac, Miguel José de Oliveira, quatro fatores explicam a queda generalizada das taxas: o bom momento da economia nacional, a estabilidade da inadimplência, a maior competição entre bancos e as margens para redução ainda contidas nos juros oferecidos pelas instituições financeiras.

Isso, segundo Oliveira, acabou compensando a exigência do BC para aumento de depósitos compulsórios e das entradas de empréstimos com prazo maior que 24 meses. Essas medidas geraram uma expectativa de aumento de juros que, até fevereiro, não se concretizou.

O economista afirmou, porém, que a elevação dos juros já foi constatada nos primeiros dias deste mês. Ele disse também que o aumento da taxa Selic para 11,75% ao ano e outras possíveis elevações devem afetar as taxas de juros nos próximos meses.

“Nossa expectativa é que as taxas de juros voltem a ser elevadas” afirmou Oliveira, em comunicado da Anefac. “Essa análise é baseada na expectativa de que o BC vai continuar elevando a taxa básica de juros nos próximos meses.”

Edição: Juliana Andrade