Aeronautas e aeroviários caminham para acordo salarial com empregadores

20/01/2011 - 20h33

 

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Sindicatos de aeronautas e aeroviários devem efetivar amanhã (21) o acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias para reajustar salários em 8,75% e os pisos salariais em 10%. O acordo subirá o salário de cerca de 80 mil trabalhadores das duas categorias. Os sindicatos representativos das categorias realizaram assembleias hoje (20) durante todo o dia.

Amanhã, no final da manhã, os sindicalistas se encontrarão com representantes patronais no Rio de Janeiro para tratar do acordo. Segundo Reginaldo Mandu, presidente do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo, o acordo será satisfatório, pois ficou bem próximo do que foi pleiteado inicialmente pela categoria: reajuste salarial de 9% e de 10% para o piso.

Embora o risco de greves tenha se dissipado com o possível acordo, o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, disse que os sindicatos continuarão lutando por melhores condições de trabalho. “Os aeroviários [pessoas que fazem serviços diversos da aviação civil em terra] podem, por lei, trabalhar apenas seis horas por dia, com possibilidade de duas horas extras. Não são poucos os casos em que as empresas fazem os trabalhadores trabalharem duas jornadas seguidas”.

Klafke lembra que foi a desobediência das normas trabalhistas pelas empresas que motivou a falta de funcionários e atrasos em voos no final do ano passado. “As irregularidades vinham acontecendo e a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] teve que fiscalizar devido ao grande número de denúncias. Deu no que deu”.
 

 

Edição: Rivadavia Severo