Rio debate impactos da produção mineral no Brasil

28/07/2010 - 21h48

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

 

 

Rio de Janeiro - O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MC&T) começa a discutir amanhã (29) o estudo que será realizado até março 2011 para traçar os impactos negativos ou benéficos da produção mineral no Brasil.

 

 

A pesquisa conta com participação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e envolverá técnicos do Cetem e professores de universidades do Rio de Janeiro, Pará, Amazonas, São Paulo e Brasília.

 

O coordenador-geral do projeto, Francisco Fernandes, disse que a ideia é saber se, paralelamente às licenças mineral e ambiental para funcionamento das minas, há também a “licença social, sobretudo das comunidades onde essas minas se instalam”.

 

Durante dois dias, o Rio promove o workshop Recursos Minerais e a Sociedade, no auditório do Cetem, para definir as dez grandes minas e os cinco arranjos produtivos locais que serão objeto do estudo. O trabalho é patrocinado pela Secretaria de Geologia do Ministério de Minas e Energia e pelo MC&T.

 

Os participantes do estudo vão definir também que medições serão efetuadas e que indicadores sustentáveis vão ser aplicados. Fernandes destacou, entre eles, os indicadores de renda per capita , ensino, desenvolvimento humano, saúde, pobres e ricos e indicadores ambientais. As conclusões do estudo serão apresentadas em seminário que ocorrerá em Brasília, em 2011.

 

Edição: João Carlos Rodrigues