BNDES considera positiva possível aliança entre OI e Portugal Telecom

28/07/2010 - 20h33

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) considera positiva uma possível aliança entre as empresas OI e Portugal Telecom, do setor de telecomunicações. Segundo o banco estatal, a operação facilita a internacionalização da OI, melhorando sua estrutura de capital, o que permitirá a expansão dos investimentos.

 

“A iniciativa garante que os pressupostos da reestruturação societária apoiada pelo BNDES em 2008 serão integralmente mantidos”, diz nota divulgada hoje (28) pelo BNDES. Naquele ano, o banco concedeu financiamento de R$ 2,569 bilhões para a operação de reestruturação do controle da Telemar Participações, necessária à criação da supertele OI no Brasil, como resultado da compra da Brasil Telecom (BrT) pela OI.

 

De acordo com o BNDES, isso significa que a empresa permanecerá com o controle nacional, ”capaz de competir com eficiência no país e ocupar espaços também no mercado internacional”. A direção do banco estima que o memorando de entendimentos que será firmado entre as companhias reverterá em benefícios para os consumidores brasileiros, ampliando a competição no setor de telecomunicações.

 

 

A nota deixa claro que a aliança entre a OI e a Portugal Telecom não vai alterar os direitos que o BNDES possui atualmente como acionista da OI. O banco detém 16,89% do capital total da holding Telemar Participações.

 

 Edição: João Carlos Rodrigues