Seminário que discutirá propostas contra homofobia na área de segurança pública será em novembro

14/05/2010 - 20h45

Da Agência Brasil

 

 

Brasília - O grupo de trabalho da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça que discute propostas contra a homofobia decidiu hoje (14) que o 2º Seminário Nacional de Segurança Pública para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) vai ser realizado em novembro. O evento, que antes estava previsto para junho, será no Rio de Janeiro.

Representantes de movimentos sociais LGBT defendiam que o evento fosse realizado até agosto, para que o tema fosse incluído nas propostas dos candidatos à Presidência da República. “Em agosto começam os programas de televisão, e para gente é muito importante que isso seja veiculado. Precisamos agir para que os projetos sejam realizados no próximo governo”, afirmou Léo Mendes, secretário de comunicação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

De acordo com a coordenadora do grupo de trabalho da Senasp, Vânia Terezinha Massote Dias, organizar o encontro até agosto seria difícil porque o prazo é curto. “Agora que está decidido que será em novembro, vamos nos concentrar na realização do seminário. Já estamos entrando em contato com o governo do Rio de Janeiro”, disse.

O seminário tem o slogan “Pela Defesa da Dignidade Humana”. A intenção é avaliar a implementação das propostas do primeiro seminário, ocorrido em abril de 2007. Os organizadores pretendem ainda divulgar a produção cultural na luta contra a homofobia e promover o encontro da comunidade LGBT com policiais estaduais para que se discuta os problemas que o grupo enfrenta com a polícia local.

O encontro de hoje (13) reuniu representantes da Senasp, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, de entidades LGBT, além de policiais estaduais e guardas municipais.

 

 

Edição: Lílian Beraldo