Comércio em moeda local entre Brasil e Argentina está crescendo, diz Meirelles

03/08/2009 - 21h29

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - As operaçõesutilizando o Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML) entre empresasdo Brasil e da Argentina estão “crescendo bastante”,revelou hoje (3) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

O SML é um sistemainformatizado que permite que as exportações eimportações entre os dois países sejamrealizadas em moeda local, sem a utilização do dólar.

Meirelles ressaltou, no entanto, queos volumes de dinheiro movimentados no sistema ainda não sãograndes por uma “série de circunstâncias”, entreelas, como os preços ainda fixados em dólar, que estãosendo resolvidas gradualmente.

Para o presidente do Banco Central,a utilização do sistema por outros paísesfacilitará a resolução das dificuldades atuais.De acordo com Meirelles, o Brasil já está trabalhandopara a implementação do SML com o Uruguai.

Henrique Meirelles participou hojeda 27ª Reunião de Presidentes de Bancos Centrais doMercosul, Bolívia, Chile, Peru e Venezuela, em São Paulo.

Em nota, os presidentes dos bancoscentrais afirmaram que “há sinais de melhoria nos cenáriosinternacional e regional, que sugerem proximidade com a retomada daatividade econômica”.

Meirelles disse que “hásinais antecedentes de que o país já saiu da recessão”e acredita que, em 2010, o Brasil começará a retomar “ocrescimento sustentado que prevaleceu nos últimos anos”.