CNJ cria comitê para o ajuste do sistema Projudi

17/02/2009 - 22h39

Da Agência Brasil

Brasília - Em busca do aperfeiçoamento do Processo Judicial Digital (Projudi), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou hoje (17) um comitê para definir as prioridades no ajuste do sistema. Por meio do Projudi pode se acompanhar a tramitação de processos pela internet.

O cômite do Sistema CNJ-Projudi será coordenado pelo CNJ e formado por 15 juízes e técnicos de informática de diferentes estados brasileiros.

De acordo com o CNJ, na reunião também foram apresentadas as funcionalidades da nova versão do sistema que começa a ser instalado em Minas Gerais, em fase experimental, ainda neste mês. A nova versão possibilitará a comunicação entre os órgãos externos ao CNJ, como as delegacias e o Ministério Público.

Segundo o juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) Marivaldo Dantas de Araújo, a criação do comitê é uma ação fundamental para o gerenciamento do sistema.

“O CNJ, como órgão gestor das políticas para o Judiciário, não poderia deixar de exercer esse papel de coordenação dos sistemas informatizados que são a base da maioria das políticas de gestão. Esse grupo de trabalho é essencial para o crescimento dessa estrutura”, disse.

Atualmente, o Projudi está disponível em Tribunais de 18 estados e no Distrito Federal, em versões diferentes. A idéia do CNJ com a nova versão é uniformizar o sistema e torná-lo mais eficiente em todo o país.