Número de municípios mineiros em situação de emergência chega a 94

16/01/2009 - 21h57

Da Agência Brasil

Brasília - Chega a 94 o número de municípios mineiros em situação de emergência. Segundo o último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, as chuvas que atingem o estado desde setembro do ano passado já causaram estragos em 128 municípios.

Neste ano, oito prefeituras decretaram situação de emergência devido as chuvas, entre elas estão a de Santana de Cataguases, Icaraí de Minas, Montes Claros, Carlos Chagas e Rubelita.

Até o momento, a Defesa Civil registrou 25 mortes e 336 pessoas feridas. Sendo que mais de 8 mil estão desabrigadas e cerca de 82 mil moradores desalojadas, impedidas de voltarem para suas casas. Também foram comtabilizadas a destruição de 600 casas e 105 pontes.

De acordo com a previsão para o fim de semana do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o estado irá enfrentar chuvas fortes. Em locais isolados podem ocorrer temporais (chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 40 a 70 km/h), especialmente na parte sul da Zona da Mata, centro e oeste mineiro.