Crise financeira mundial não abala otimismo do comércio varejista do Rio para o Natal

18/11/2008 - 0h17

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Pesquisa divulgada hoje (18) pelo Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL) mostra que o crédito mais seletivo e a redução dos prazos de pagamento não acabaram com o otimismo do comércio lojista fluminense com as vendas para o Natal. A expectativa do setor é de vender mais 5% do que no ano passado. O Natal de 2007 foi o melhor dos últimos cinco anos, com crescimento nas vendas de cerca de 13%.A pesquisa ouviu 750 lojistas da Cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa dos empresários para o Natal.Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa seja de R$ 100,00 e que os clientes utilizem o cartão de crédito como forma de pagamento, seguido do cheque pré-datado, cartão à vista, dinheiro e a prazo.A pesquisa revela também que muitos lojistas fizeram contratações temporárias para o período de fim de ano, lançaram produtos e investiram no treinamento para melhorar o atendimento. Brinquedos, roupas, calçados, eletroeletrônicos, celulares, jóias e bijuterias são os produtos que devem vender mais, segundo os pesquisados.O economista do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro CDL-RJ, Fernando Melo lembrou que o aumento da massa salarial e do nível de emprego dos últimos meses têm aumentado o poder de compra do consumidor e seu comportamento pró-consumo.“Acredito que até o final do ano as vendas continuem se comportando de uma forma positiva. Um crescimento entre dois e três por cento e até cinco por cento, acho um crescimento razoável”.