No Recife, 2,5 mil estudantes recebem diploma de alfabetização

05/07/2007 - 21h29

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Ao participar hoje (5) da cerimônia de diplomação de 2,5 mil estudantes do Programa Brasil Alfabetizado,o ministro da Educação, FernandoHaddad, voltou a lembrar que os índices de analfabetismo no Nordeste são preocupantes por serem os maiores do país."Se compararmos o analfabetismo no Brasil entre pessoas de 15 a 29 anos, a taxa no Nordeste é de 12,5 % contra 2,6% nasdemais regiões do país”, disse. "Por essa razão, estamos visitando os estadosda região seguidamente na tentativa de mobilizar prefeitos, governadores, universidadese professores a empreender uma jornada de mobilização para superar o problema".A cerimônia foi realizada no teatro da Universidade Federal dePernambuco. Para incentivar ohábito de leitura, cada aluno recebeu um livro de um escritor brasileiro.

A aposentada Severina Isabel Silva, de 61 anos, foi uma das diplomadas nesta quinta-feira. Ela disse quenão aprendeu a ler e a escrever na infância porque os pais não seinteressaram pelo estudo.

“Fui criada na zona rural. Naquela época, os pais não faziamquestão que as crianças estudassem porque precisavam ajudar na lavoura. O tempo passou, cresci, casei, construifamília e só agora pude ter a liberdade de aprender”.

As aulas foram ministradas em oito meses em escolas municipais,associações, galpões de fábricas, clubes e entidades sociais de seis regiõespolítico-administrativas do Recife.

Segundo a secretária municipal de Educação, MariaLuiza Aléssio, os alunos que concluíram o curso e quiserem continuar os estudos podem se inscrever para freqüentar uma das escolas da redemunicipal de ensino no módulo Educação de Jovens e Adultos.

A parceria da prefeitura do Recife com o Ministério da Educação (MEC) para a implementação do BrasilAlfabetizado atingiu 20 mil jovens nos últimos quatro anos.