Telefonia: analistas de mercado vão convidar Brasil Telecom para falar sobre rumos da empresa

13/04/2005 - 14h51

Elisângela Cordeiro
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Associação Nacional dos Analistas de Mercado de Capitais (Abamec) irá convidar, nos próximos dias, os executivos da Brasil Telecom para apresentar aos analistas e investidores de mercado os novos rumos da empresa de telefonia fixa. A intenção foi anunciada em entrevista à Agência Brasil pelo presidente da Abamec, Edmilson Lira.

"Vamos dar tempo ao tempo e ver qual a proposta, qual o direcionamento que eles vão dar para a companhia. A Abamec vai trabalhar para trazer a Brasil Telecom para uma apresentação aos analistas e investidores de mercado para colocar esse novo direcionamento, se houver, da administração que agora assume", disse Lira.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, ontem (12), a mudança da empresa controladora dos fundos nacional e internacional das operadoras de telefonia Brasil Telecom, Telemig Celular e a Telenorte Celular. O controle estava com o Banco Opportunity, que era sócio minoritário e passa agora para os demais sócios.

De acordo com Edmilson Lira, a decisão não modifica a gestão operacional da Brasil Telecom e não alterará as perspectiva de lucratividade e de rentabilidade da empresa. Ele avalia que o mercado recebeu bem a deliberação da Anatel, porque soluciona uma pendência que pairava sobre a companhia e poderia prejudicar seu desempenho.

A cotação das ações preferenciais da Brasil Telecom subiu no pregão de ontem da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) após o anuncio da Anatel. Edmilson Lira destaca, porém, que elas não têm força de derrubar os negócios na Bovespa porque sua participação é pequena. "Elas não têm peso para derrubar bolsa. Hoje, o mercado está bastante diluído. Não existe risco de uma oscilação dos títulos da Brasil Telecom, da Telmig provocar uma queda da bolsa até porque a participação delas não é tão significativa assim", afirmou.