Duda Mendonça é solto e responderá a processo por briga de galo em liberdasde

22/10/2004 - 23h45

Rio, 22/10/2004 (Agência Brasil - ABr) - Presos durante operação policial numa rinha de galo na Zona Oeste da cidade, o publicitário Duda Mendonça e o vereador Jorge Babu (PT/RJ) deixaram o prédio da Superintendência da Polícia Federal por volta das 22h30, depois que seus advogados conseguiram habeas-corpus na 26ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça, expedido pelo juiz auxiliar Sérgio Luiz Ribeiro de Sousa, que determinou o pagamento de fiança de R$ 1 mil para cada um.

Duda e Babu foram detidos com outras quatro pessoas na noite de ontem, em flagrante, e acusados de serem sócios do Clube Privê Cinco Estrelas, que promovia brigas de galo. Os seis foram indiciados pela prática dos crimes de maus tratos a animais (artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais), formação de quadrilha (artigo 288 do Código Penal) e apologia ao crime (artigo 287 do Código Penal). Com o habeas-corpus, entretanto, poderão aguardar o julgamento em liberdade.

Além de Duda Mendonça e de Jorge Babu, estavam presos na Polícia Federal o industrial José Daniel Tosi, de 80 anos, o advogado Eduardo José de Arruda Buregio, 56, o engenheiro Alberto Juramar Lemos Andrade, 54, e o fiscal de renda aposentado Ademir Alamino Lacalle, de 50.

A prisão dos seis acusados aconteceu durante uma operação realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Delemaph) da Polícia Federal do Rio no Clube Cinco Estrelas. Duzentas pessoas estavam no local, assistindo a um campeonato de rinhas de galo, que duraria três dias e movimentaria cerca de R$1,7 milhão.