Campanha vai orientar beneficiários em situação irregular no Bolsa Família

09/09/2004 - 22h03

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A implantação do sistema de controle de freqüência escolar de crianças e adolescentes de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, anunciada hoje pelo governo, será acompanhada de um campanha de utilidade pública. De acordo com o secretário Nacional de Renda de Cidadania, André Teixeira, as famílias em situação irregular precisam ser informadas sobre os pré-requisitos para continuar no programa.

"O Bolsa Família unificou outros programa de transferência de renda do governo. Algumas pessoas eram beneficiadas por ações como o vale-gás, que não exigia qualquer condicionalidade", lembra Teixeira. "Haverá um prazo para adequações. Eventualmente, nos casos em que a família se recusa, de maneira sistemática, a enviar as crianças para escola, por razões alheia à sua vontade, o benefício será cortado."

Criado no início do governo Lula, o Bolsa Família unificou os programas de transferências de renda (bolsa-escola, cartão alimentação, vale gás) em um cadastro único. O valor médio dos benefícios passou de R$ 24 para R$ 72. Cerca de 4,5 milhões de famílias, em 5,4 mil municípios, estão cadastradas.Mais informações sobre o Programa podem ser adquiridas pelo telefone 0800-707-2003.