TSE: apenas 0,24% das urnas eletrônicas falham no Paraguai

29/04/2003 - 0h04

Brasília, 28/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do TSE, ministro Sepúlveda Pertence, participou da divulgação do primeiro boletim com os resultados das eleições paraguaias, realizadas com as urnas eletrônicas brasileiras, às 20 horas de ontem, na presença do presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai, ministro Alberto Ramirez Zambonini. As urnas apresentaram resultados que impressionaram as autoridades e a opinião pública paraguaias, pois apenas 0,24% delas apresentaram falhas que levaram a votação às tradicionais cédulas de papel.

O Brasil emprestou 6 mil urnas ao país vizinho. Destas, 3.811 foram efetivamente utilizadas na votação de ontem, sendo que apenas 9 falharam e obrigaram os eleitores a votarem em cédulas de papel. As demais urnas foram utilizadas para capacitação do eleitorado e para reserva técnica no caso de problemas de funcionamento.

"Estou orgulhoso por participar da primeira experiência de grande porte com a urna eletrônica fora do Brasil", afirmou Sepúlveda Pertence, para quem a participação do TSE na consolidação da democracia paraguaia foi expressiva. Durante a divulgação do primeiro boletim, na noite de ontem, Pertence ouviu elogios de diversas autoridades paraguaias, sobretudo do presidente da Corte Eleitoral do país.

Quem também elogiou a contribuição brasileira foi o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) para América Latina, Salvador Murray. A Organização custeia o deslocamento das urnas entre o Brasil e o Paraguai, bem como o seguro dos equipamentos, por meio de convênio entre os dois países e a instituição.

A rapidez na apuração dos votos foi destacada pelos observadores eleitorais de diversos países e pela imprensa paraguaia. Para se ter uma idéia, a votação terminou às 16h30 e apenas duas horas após, cerca de 80% das urnas eletrônicas já estavam apuradas. Às 20 horas, quando Pertence participou da divulgação do primeiro boletim oficial da justiça eleitoral paraguaia, já havia encerrado a apuração das urnas eletrônicas, com a apuração das urnas tradicionais atingindo o número de 60%.

Dos 2.405.108 eleitores paraguaios, 45,53% votaram nas urnas eletrônicas brasileiras. Os resultados apontaram a vitória do candidado do Partido Colorado, Nicanor Duarte Frutos, com 37,3% dos votos, seguido por Julio Cesar Yoyito Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico, com 23,8% e por Pedro Fadul, do Movimento Patria Querida, com 21,7%.

Durante o dia da votação, os ministros Sepúlveda Pertence e Fernando Neves visitaram as cidades de Atyra e Caacupe, além de seções eleitorais de Assunção. Eles perceberam que mesmo entre os eleitores mais simples havia facilidade para utilizar o equipamento, agilizando o tempo final de votação. A imprensa também percebeu o bom relacionamento entre eleitores e a nova tecnologia, sendo exemplo o destaque do jornal "La Nación" para o Paraguai, em que se destaca que o "eleitorado superou desafio de votar com urna eletrônica".

O desempenho das urnas foi tão positivo que autoridades colombianas solicitaram a apresentação do equipamento para os parlamentares do país. O ministro Sepúlveda Pertence estará na Colômbia nos próximos dias 26 e 27 de maio para apresentar a urna aos parlamentares. Em julho será a vez do México utilizar, ainda de maneira não oficial, a urna para compará-la ao desempenho dos eleitores na votação tradicional em cédulas de papel. Em novembro a Argentina utilizará a urna brasileira em votação na Província de Buenos Aires.

IDM