Gil discute em São Paulo as perspectivas digitais na área cultural

07/03/2003 - 21h46

São Paulo, 7/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou em São Paulo de encontro que discutiu as perspectivas de inclusão digital na área cultural. O ministro disse que o tema deve ser debatido com a sociedade organizada e com os governos federal, estaduais e municipais. É necessário mapear essas iniciativas, disse Gil, acrescentando que o ministério já está elaborando um projeto para tratar dessa questão.

Segundo o ministro, a utilização dos meios alternativos da mídia permitirá o avanço necessário, proporcionando à população o acesso às novas tecnologias de comunicação e informação.
Na avaliação do ministro, a "grande mídia", que inclui as redes de televisão e rádio, ainda têm como referência a "lógica de mercado".

Mas em contrapartida, "o conjunto de manifestações culturais que se renovam e multiplicam a cada dia estrapolam a lógica de mercado". No próximo dia 13, será inaugurada na capital paulista a mostra Mídia Tática Brasil, na Casa das Rosas, onde estarão expostos os conceitos alternativos de utilização das mídias, através de trabalhos, performances e palestras.