São Clemente abrirá desfile das escolas do grupo A no Rio

01/03/2003 - 19h35

Rio, 1º/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - As escolas de samba São Clemente, Vila Isabel, União da Ilha e Paraíso do Tuiuti são consideradas favoritas no desfile de hoje, no Sambódromo, para conquistar o título do Grupo A e subir para o Grupo Especial. A apresentação, que começa às 19h, promete ser uma das mais disputadas do desfile oficial da cidade por reunir escolas de peso, que desceram de nível no ano passado.

O desfile obedecerá à seguinte ordem: São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Cubango, Inocentes da baixada, Paraíso do Tuiuti, Unidos da Ponte, Acadêmicos da Rocinha, Leão de Nova Iguaçu, Boi da Ilha do Governador, Estácio de Sá, União de Jacarepaguá e União da Ilha.

Os enredos são variados e a Vila Isabel, que desceu de grupo em 2002 devido ao erro de uma jurada, ao passar a nota para o boletim oficial, vem disposta a reconquistar espaço. Homenageará o arquiteto Oscar Niemeyer e trará o diretor de teatro Augusto Boal no comando dos 15 integrantes da Comissão de Frente que representarão o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra.

A cidade de Magarantiba virou enredo para a São Clemente, que abordará desde os índios Tupinambá até a importância da cidade para o ecoturismo. A alegre e leve Ilha do Governador trará a vida da escritora Maria Clara Machado como num verdadeiro contos de fadas, similar aos criados por ela em peças e livros como "Pluft, o fantasminha".

Paraíso do Tuiuti segue o filão das grandes homenagens e comemora os cem anos do pintor Cãndido Portinari, mostrando detalhes de suas obras. Já a Acadêmicos do Cubango, de Niterói, leva para a Marquês de Sapucaí o centenário da Universidade Cãndido Mendes, que foi a primeira escola superior a ministrar Economia, em 1919.

A Estácio de Sá tentará retornar ao Grupo Especial contando a história de Cachoeiras de Macacu e mostrando o significado dos momumentos históricos que existem na cidade. A Boi da Ilha do Governador optou pela Região dos Lagos e destacará Cafo Frio. A União de Jacarepaguá contou com o apoio da mineira Uberaba para desenvolver o enredo sobre a criação de gado zebu.

Cleópatra voltará à avenida no enredo da Leão de Nova Iguaçu, que vai mostrar a luta da mulher ao longo da história, em busca da beleza. A Unidos da Ponte falará sobre o telefone e sua importância para a humanidade. E a Inocentes da Baixada trará no enredo "O Gênio Inocente e a Lâmpada Maravilhosa" o imaginário dos homens e seus desejos impossíveis de realizar.