Galo da Madrugada atrai 2 milhões e homenageia arte circense

01/03/2003 - 18h36

Recife, 1º/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - Tradição, beleza, ritmos e cores são os ingredientes que fazem de Pernambuco um estado multicultural e um forte produto turístico, com uma relevante movimentação econômica. Essa diversidade cultural que explode em todos os cantos do estado tem como lema, neste ano, o apelo do não à violência e sim à paz, nos dias de Carnaval e em qualquer tempo em todo o mundo.

Com esta mensagem, o Galo da Madrugada, o maior clube de carnaval do planeta – de acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes –, pediu passagem na manhã deste "sábado de Zé Pereira", para um espetáculo em homenagem ao mundo mágico do circo, contando inclusive, com a participação das crianças e adolescentes pobres, que fazem parte do Projeto Arrecirco.

Num percurso de quatro quilômetros de cima do carro abre-alas, o Galo vestido de palhaço comandou em ritmo de frevo um desfile-show de 30 trios elétricos, três carros alegóricos e centenas de malabaristas, pernas-de-pau, domadores, bailarinos, trapezistas, o "globo da morte" e o apresentador do circo, transformando o Recife num imenso piacadeiro. A arte circense foi mostrada ao som de duas "freviocas" e três orquestras de metais, arrastando cerca de 2 milhões de foliões pelas ruas de Recife.

A noite será de shows e desfile de agremiações no bairro antigo do Recife e nos pólos descentralizados nos bairros da cidade. Na Região Metropolitana, Olinda se destaque com cultura, alegria e descontração, seguindo-se Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Itamaracá.

No interior, amanhã (2), a diversidade cultural do estado aparece no Bloco dos Papa-angus, em Bezerros; na segunda-feira (3), os maracatus rurais se encontram em Nazaré da Mata; e mais os Caboclinos da Goiana, os Caretas de Triunfo, além do carnaval Caipora de Pesqueira e do La Ursa em Foli de Caruaru, a Princesa do Agreste do Estado.