CNI será parceira do Ministério do Esporte em projetos de inclusão social

13/02/2003 - 20h56

Brasília, 13/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai apoiar os projetos de inclusão social que serão desenvolvidos pelo Ministério do Esporte. A parceria foi acertada entre o presidente da CNI, Armando de Queiroz Monteiro Neto e o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz. A meta do Ministério é atender quatro milhões de crianças durante os quatro anos de governo (um milhão a cada ano), por meio de um projeto inicial que deve se chamar "Contraturno".

De acordo com o projeto, a criança ficará durante um turno na escola e, no outro, fará atividades pedagógicas, com a ajuda de um instrutor. Nesse período, ela poderá fazer seus deveres escolares, lanchar e ainda praticar uma atividade esportiva.

Armando Monteiro ofereceu ao ministro Agnelo Queiroz toda a estrutura da CNI, por meio do Sesi (Serviço Social da Indústria), para a viabilização do projeto. O Sesi abrange hoje 26 estados e o Distrito Federal, em 1.396 municípios, com 2.370 unidades de atendimento. As instalações de lazer são compostas por 132 auditórios, 2 cinemas, 32 teatros, 15 colônias de férias, 615 quadras esportivas, 234 campos de futebol, 213 ginásios, 39 estádios e 446 piscinas.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) também vai participar do projeto por meio das unidades do Sesc (Serviço Nacional do Comércio) espalhadas pelo país. Na próxima semana, o ministro Agnelo Queiroz irá se reunir com os presidentes da CNI e da CNC para definir os detalhes da parceria.

Além das duas confederações, o projeto será desenvolvido com a ajuda de clubes sociais - são mais de 6 mil no País -, organizações não-governamentais(ONGs), prefeituras, Forças Armadas e outros ministérios, como Educação, Justiça, Assistência Social, Trabalho e Emprego. A primeira ação nesse sentido será lançada em conjunto com as Forças Armadas, em março, com a implantação do programa Forças no Esporte. Inicialmente, o programa terá seis experiências pilotos nas cinco regiões do País.

Ontem, Agnelo debateu o assunto durante encontro com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Para ele, o programa será uma ação conjunta de governo com o apoio da sociedade. "Só assim vamos conseguir garantir a inclusão social de milhares de crianças e jovens", lembrou Queiroz. Já Thomaz Bastos assegurou que o Ministério da Justiça vai ajudar na execução do projeto de inclusão social que será colocado em prática pelo Ministério do Esporte.