Presidente instala nesta quinta o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

12/02/2003 - 20h35

Brasília, 12/02/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instala amanhã, em cerimônia no Palácio do Planalto, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social. O órgão, composto por 82 membros da sociedade civil, terá como principal missão debater as reformas a serem implementadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seu governo. Após a instalação, o Conselho terá sua primeira reunião, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, para debater as reformas prioritárias para o governo Lula.

Ao contrário do previsto inicialmente, três ministros discursarão na primeira reunião do órgão. Segundo o presidente do Conselho, ministro Tarso Genro, o governo reconheceu a importância da participação do ministro Jacques Wagner (Trabalho), para explicar a reforma trabalhista, e das intervenções dos ministros Antônio Palocci (Fazenda) e Ricardo Berzorini (Previdência), que apresentarão detalhes das reformas tributária e previdenciária, já que amanhã será formado também o grupo temático que estudará a reforma trabalhista, informou Genro.

Tarso Genro lembrou ainda que os ministros mostrarão aos membros do Conselho a posição de cada um sobre as reformas, sem qualquer postura impositiva ou parcial, demonstrando a preferência do governo. Serão criados dentro do Conselho três grupos temáticos sobre cada uma das reformas, formados por membros do órgão com trabalhos direcionados a cada um dos temas. Além das discussões sobre as reformas, na primeira reunião do Conselho será votado o regimento interno do órgão.

O Conselho será integrado por 41 representantes das "forças produtivas" nacionais - agropecuária, serviços, indústria, setor financeiro e indústria - e outros 41 nomes da sociedade civil - setor de cultura, entidades de classe e religiosos. Não há militares no órgão. Entre os integrantes estão a atriz Lucélia Santos; a empresária Viviane Senna; o médico Dráuzio Varella; e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Felício.

Além dos 82 membros, o governo fechou um acordo político com a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para que os nomes de Delfim Netto (PPB/SP) e Armando Monteiro Filho (PMDB/PE) pudessem ser incluídos no grupo - medida que será sujeita à aprovação do Congresso Nacional. Após a reunião marcada para amanhã, já estão previstos encontros dos conselheiros em março, abril e junho, e também duas reuniões mensais de cada um dos três grupos temáticos. Raquel Ribeiro e