Ivo Cassol entrega dossiê sobre situação de Rondônia a Thomaz Bastos

12/02/2003 - 21h35

Brasília, 12/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governador de Rondônia, Ivo Cassol, pediu apoio ao Ministério da Justiça para administrar o estado. Ele afirmou que não está conseguindo governar. "Para se ter uma idéia, a lei de Responsabilidade Fiscal não foi cumprida. Além disso, lá se faz leis sem respeitar a Constituição Federal ou Estadual", disse. Cassol entregou ao ministro Márcio Thomaz Bastos um dossiê completo da situação.

O governador disse que colocou o Estado à disposição do governo, para seja feita até uma intervenção federal. Segundo ele, o ministro não considera essa medida necessária, e disse que ivai analisar a situação de Rondônia juntamente com o Procurador-Geral da República, Geraldo Brindeiro, e o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda. "Eu preciso de ajuda e graças a Deus encontrei as portas abertas do Governo Federal", afirmou.

Ivo Cassol contou que chegou a ser intimidado pelo ex-presidente da Assembléia Legislativa do estado, Nataniel Silva ,em sua própria casa para assinar a nomeação dele para o Tribunal de Contas da União. Ele informou ainda que o Supremo Tribunal Federal cancelou, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, uma emenda que dava poderes à Assembléia para indicar um conselheiro para o Tribunal. "Mesmo com uma liminar contra a indicação, não adiantou e ele voltou a se candidatar", completou.