Concursados são empossados na Procuradoria Geral da República

10/02/2003 - 21h17

Brasília, 10/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os 55 dos 64 aprovados no 19º concurso da Procuradoria Geral da República para provimento de cargos de procurador do Ministério Público Fedral tomaram posse hoje, em solenidade realizada na Procuradoria Geral da República.

Segundo Roberto Gurgel, secretário do concurso, 8.379 pessoas se inscreveram para o cargo de procurador da República. Nove deles não tomaram posse nesta segunda-feira por terem pedido adiamento ou por estarem com recursos "sob judice". O concurso foi realizado pela Secretaria de Concursos do Ministério Público Federal e as provas foram divididas em três tapas: objetiva, subjetiva e oral.

A primeira colocação foi preenchida por Luciano Sampaio Gomes Rolim, de Pernambuco. Foi empossado também o primeiro tetraplégico da Procuradoria Geral, Cláudio Drewes José de Siqueira, brasiliense, 31 anos, que será lotado em Goiânia, onde mora atualmente. Segundo ele, o governo fez o possível para que ele realizasse uma boa prova e obtivesse um resultado positivo. "Depois de tanta batalha, é a realização de um sonho", afirmou.

Na mesa, junto com Geraldo Brindeiro, procurador-geral da República presidente da mesa, estiveram o ministro do Supremo Tribunal de Justiça, José Arnaldo da Fonseca, e Paulo Roberto Moglia Thompson Flores, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De terça (11) até o próximo dia 26, os novos procuradores serão submetidos ao II Curso de Iniciação Para Procuradores da República, ministrado pela Escola Superior do Ministério Público da União.