Tabelião diz que mãe de Pedrinho falsificou procurações

08/02/2003 - 15h30

Brasília, 8/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - A mãe adotiva de Oswaldo Borges Júnior, o Pedrinho, seqüestrado logo depois de ter nascido e encontrado quase 17 anos depois, Vilma Martins Costa, falsificou duas procurações, com datas distintas, em que figuram como outorgantes os filhos Oswaldo Júnior e Roberta Jamile, que também pode ter sido roubada da maternidade. A informação foi dada pelo tabelião Brasillmar Queiroz Brasil, do Cartório de Notas e Registro Civis da Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia (GO).

Segundo ele, as procurações foram outorgadas em favor de Vilma e davam a ela direito de fazer saques em banco, movimentar contas, vender imóveis e retirar seguros que o marido Oswaldo, já falecido, deveria ter. "Ela falsificou o impresso do cartório, a minha assinatura, deixou de apor os respectivos carimbos nas procurações", explicou o tabelião, dizendo ainda que levou o caso ao conhecimento do delegado geral Antônio Gonçalves Pereira, da Delegacia de Investigações Criminais (Deic), para tomar as providências cabíveis.

As procurações seriam para que a herança a que os dois filhos, supostamente de Oswaldo Borges, teriam direito passasse para Wilma. "Eu acredito que, indiretamente, a Roberta e o Pedrinho também estão envolvidos nessa questão, porém, isso compete à polícia averiguar", declarou o tabelião.

Brasilmar contou que uma funcionária do cartório havia comentado com os dois – Roberta e Pedrinho – que ele já tinha descoberto a falsificação e que uma vez, quando os jovens estavam no cartório e viram-no chegar, fugiram. "Acredito que eles tenham ficado com medo que eu chamasse a polícia".

O tabelião não sabe precisar o número e o valor dos bens deixados por Oswaldo, mas acredita que são muitos e que, "com essas procurações ela, Wilma, pode levantar toda a vida dele". Brasilmar disse que já prestou depoimento na Deic e que agora o delegado chamará as partes envolvidas para esclarecer a ocorrência.

"Não sei como essa pessoa ainda não está atrás das grandes. Ela transparece para as pessoas, parece que convence as pessoas e até as autoridades. Mas a minha parte está feita", concluiu.