Governo ainda não definiu localização de novas refinarias

07/02/2003 - 21h41

Rio, 07/02/2003 (Agência Brasil - ABr) - A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, garantiu hoje que o governo ainda não definiu nada sobre a localização das novas refinarias que deverão ser construídas no Brasil, para levar o país a se aproximar da auto-suficiência também na questão do seu parque de refino. Afirmou, porém, que a nova modelagem deverá definir pela participação minoritária da Petrobras em sociedade com empresas da iniciativa privada.

Para a ministra, a questão das novas refinarias, e de sua localização, é estratégica para o governo e a política de auto-suficiência passa também pela questão dos derivados. Por isto mesmo, há espaços para a construção de novas refinarias.

"Não há nenhum estado do Brasil que não esteja pleiteando uma nova refinaria. Todos querem, até o Piauí. E querem porque sabem que a presença de uma unidade de refino é fator de desenvolvimento. O que a gente tem, no entanto, são estudos preliminares de localização, ainda não conclusivos, mas que fazem algumas indicações no sentido da necessidade de uma ou duas unidades, uma das quais com indicações para o Nordeste".
(Nielmar de Oliveira)