CPI que apura denúncias contra fiscais do Rio vai pedir providências ao MJ

07/02/2003 - 21h47

Rio, 7/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os deputados estaduais Edmilson Valentim e Graça Matos devem ser recebidos na semana que vem pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Eles são integrantes da CPI da Assembléia Legislativa que apura denúncias de extorsões contra fiscais de Fazenda do Estado.

Edmilson Valentim disse que a intenção da CPI é pedir ao ministro apoio do governo federal para a conclusão do encaminhamento da carta rogatória da Terceira Vara da Justiça Federal, que pede informações ao Ministério Público da Suíça sobre as movimentações bancárias dos acusados naquele país. "Isso é uma relação que tem que ser feita entre o nosso país, através do Itamaraty com o governo suíço", disse Edmilson Valentim, que é relator da CPI.

O parlamentar disse ainda que vai solicitar ao ministro da Justiça agilidade nas investigações da Polícia Federal. Segundo ele, é preciso ganhar tempo para tentar trazer ao Brasil o dinheiro depositado nas contas em bancos da Suíça.

A deputada Graça Matos disse que depois da carta vai ser possível também definir por onde passou o dinheiro até chegar àquele país. "As transações de saída do Brasil dão a entender que passam por bancos americanos, mas passam por estes bancos americanos aonde? No Brasil, nos Estados Unidos? Precisamos saber isso. Vai agilizar as apurações", disse Graça Matos.