Ligações telefônicas mais caras a partir de sábado

05/02/2003 - 20h42

Brasília, 5/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - As ligações feitas de telefones celulares (móvel) em todo o Brasil, e as feitas de telefones fixo para fixo, fixo para móvel e móvel para móvel, numa mesma cidade, chamadas VC 1, ficarão mais caras a partir de sábado (8). A informação é do conselheiro-diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Luiz Tito Cerasoli. Ele explicou que a Anatel autoriza o reajuste às empresas de telefonia a cada 12 meses, por direito previsto em contrato, com base na inflação acumulada do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que este mês está em 26,41%.

Segundo Cerasoli, as taxas de itens da Cesta de Referência, método usado para basear o reajuste dos planos básico, como Habilitação, Assinatura e Adicional por Chamada, aumentaram em média 21,99%. O reajuste é controlado pela Anatel, que permitiu para o serviço fixo-móvel aumento que vai variar entre 12,36% e 27,60%, com índice médio, considerando todas as empresas de Serviço Telefônico Fixo Comutado (SFTC), de 22,25%. "Mas as empresas não devem querer aumentar demais seus valores, porque estão presas à concorrência que não permite reajustes muito altos", observou.

Dados da Anatel registram que os reajustes feitos em 1º de fevereiro de 2002 tiveram média de 9,9% menos que o previsto para sábado próximo.

Tito Cerasoli informou que será implantado um novo sistema a partir deste mês. "Até a homologação deste reajuste, as tarifas de VC 1 do STFC eram únicas, independentemente, da destinação das chamadas, ou melhor, da empresa móvel de destino. A partir deste reajuste, estas tarifas poderão variar, dependendo do custo de uso de rede da empresa do serviço móvel. Isso irá expor quem cobra mais alto e abrir uma maior competição", explicou. Com essa medida, Cerasoli disse que a Agência pretende garantir vantagem competitiva para as empresas que cobram uma tarifa mais baixa de uso de suas redes, o que permite transferir ganhos para os usuários do sistema STFC.

Segundo conselheiro, as ligações feitas de telefones pós-pagos para pós-pagos, pré-pagos e fixos estão sujeitas ao reajuste de 21,99%. As ligações de pré-pago para qualquer outro número, independente da localidade, devem permanecer com o mesmo valor, desde que não sejam feitas a cobrar. As ligações de fixo para outros números também estarão mais caras. "Mas as prestadoras de serviço móvel não poderão fazer reajustes muito altos, porque haverá, com essa nova linha de trabalho da Anatel, maior competitividade. A nossa expectativa é que essas tarifas caiam," declarou.