Cristovam assina na Paraíba mais um ato para acabar com o analfabetismo

05/02/2003 - 20h36

Brasília, 5/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Cristovam Buarque, assinou hoje, um protocolo de intenções com o governo da Paraíba, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), a Universidade Federal da Paraíba (UFPb), Universidade Estadual da Paraíba e outras instituições representativas de Educação para que neste ano, 150 mil analfabetos dos mais de 220 municípios paraibanos aprendam a ler e escrever.

Cristovam Buarque tem buscado parcerias com estados e municípios para atingir uma das principais metas do MEC: a construção da escola ideal. "Para isso, é necessário capacitar professores, garantir acesso à escola e oferecer instalações em boas condições", disse o ministro.

Antes da assinatura do protocolo, o ministro fez a abertura simbólica do ano letivo na rede oficial de ensino do país, com a participação de cerca de quatro mil pessoas, entre professores e alunos, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Estavam presentes o governador do estado, Cássio Cunha Lima, o prefeito de João Pessoa, Cícero de Lucena Filho, e o secretário estadual de Educação, Neroaldo Pontes. O ministro citou trecho de um poema de Gilberto Freyre em que compara o Brasil com uma criança que "precisamos abraçar".

Na aula inaugural, Neroaldo Pontes lembrou aos professores que o ministro apresentou, no último dia 3, como senador, um projeto de lei para garantir vagas nas universidades públicas aos professores do ensino fundamental. A medida objetiva o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de que, até 2006, todos os professores do ensino fundamental tenham curso superior.

Depois, o ministro Cristovam Buarque inaugurou em Cabedelo, a 25 km da capital, com o prefeito José Ribeiro Júnior e o secretário municipal de Educação, João Torquato de Lima Filho, o Centro de Informação do Ensino Fundamental e a Biblioteca Virtual, com o objetivo de integrar administrativamente as escolas do município. Na Biblioteca Virtual será criada uma rede para troca de informações entre professores, com endereço eletrônico, Intranet e Internet. Cerca de 18 computadores estarão a disposição de alunos e professores.

Em João Pessoa, o ministro da Educação visitou, ainda, a Escola Estadual Centro Profissionalizante Antônio Cabral, com 3,4 mil alunos em três turnos, que realiza o projeto Pais nas escolas e no bairro, em parceria com a comunidade, e a Escola Municipal Dom Hélder Câmara, com 1,4 mil alunos, em três turnos. Essa escola atende 30 alunos de Educação de Jovens e Adultos em classes de aceleração de aprendizagem.