Nestlé, maior produtora mundial de alimentos, se engaja no combate à fome

04/02/2003 - 20h36

Brasília, 4/01/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu hoje uma adesão de peso ao programa Fome Zero: a maior empresa produtora de alimentos no Brasil, a Nestlé, irá doar mensalmente alimentos a entidades cadastradas junto ao governo federal. A campanha oficial da empresa será lançada no próximo dia 16 de fevereiro e, no primeiro mês das ações, a Nestlé irá doar um milhão de quilos de alimentos para a Pastoral da Criança - uma das primeiras organizações a se engajar no Fome Zero.

A intenção da Nestlé é atrelar a quantidade de quilos de alimentos doados ao número de cartas recebidas pela empresa em uma promoção na qual serão sorteadas casas no valor de R$ 40 mil. Após a entrega de cada casa aos sorteados, a Nestlé também irá doar produtos da empresa no mesmo valor de R$ 40 mil para entidades carentes cadastradas pelo governo. "É uma operação bastante importante como projeto social, e a Nestlé como companhia líder de alimentos no país, não podia ficar fora de um projeto tão importante que envolve todos nós", afirmou o presidente brasileiro da empresa, Ivan Zurita.

O porta-voz da Presidência da República, André Singer, disse que o presidente Lula considerou uma ótima notícia a disposição da Nestlé em se engajar na luta contra a fome em todo o país. "O presidente Lula ficou muito satisfeito com essa iniciativa da Nestlé Mundial e considera que é uma notícia alvissareira nesse projeto abrangente de combate à fome no Brasil", ressaltou Singer.

O presidente Lula fez, ainda, um pedido pessoal ao diretor mundial da empresa, Peter Letmathe: que a campanha também possa gerar empregos para jovens brasileiros. O presidente Ivan Zurita disse que a empresa aceitou o pedido de Lula e irá contratar, na primeira etapa da campanha, dois mil jovens como forma de estimular o projeto "Primeiro Emprego" do governo federal. "Não é só participar do Programa Fome Zero no sentido de doação, mas participar trabalhando no projeto. Essa é a idéia da Nestlé. Nos pontos de vendas, por exemplo, teremos pessoas trabalhando para que o projeto possa gerar empregos", enfatizou Zurita.

Os gastos da campanha estão estimados em R$ 70 milhões. Só a doação de produtos está orçada pela empresa em R$ 5 milhões, e os novos empregos gerados, entre R$25 e R$ 30 milhões. A Nestlé é atualmente a maior produtora mundial de alimentos e, de acordo com o porta-voz André Singer, seus produtos são consumidos em 95% das casas brasileiras.

A empresa pretende investir no Brasil, este ano, cerca de US$ 150 milhões. Outra empreitada é a construção, até o final do ano, da maior fábrica produtora de café solúvel da América Latina no município de Araras, em São Paulo. Segundo o presidente mundial da empresa, o presidente Lula irá participar da inauguração oficial da fábrica. A nova unidade da Nestlé no país deverá ajudar a empresa a alcançar a meta prevista para este ano de aumentar em até 5% os investimentos no Brasil. Raquel Ribeiro e