Presidente da Assembléia fluminense promete apurar remessa de dólares para o exterior

01/02/2003 - 19h14

Rio, 1/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O futuro presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro , Jorge Picciani (PMDB) disse que a CPI da Corrupção dos fiscais de Fazenda, que será instalada na segunda-feira (dia 3), fará todo o possível para levantar provas, que permitam ao Ministério Público pedir a volta para o Brasil , dos US$ 33 milhões depositados em contas dos envolvidos em bancos na Suíça. Ele afirmou que no mesmo dia vai encaminhar um pedido ao Tribunal de Contas do Estado para a cessão de auditores que vão ajudar, a partir da próxima segunda-feira, na análise dos documentos que vão chegar à CPI. "O trabalho que vai sustentar essa possibilidade de prisão dos envolvidos e de arresto de bens de outros nomes que apareçam há que se ter uma forte base técnica e o trabalho para essa base técnica já começará na segunda-feira",explicou Picciani.

Segundo o parlamentar, se houver a iniciativa dos parlamentares a Assembléia poderá abrir uma outra CPI, na segunda quinzena, quando começa a nova legislatura - a CPI dos Crimes Políticos, para apurar mortes de parlamentares como a do deputado e pastor evangélico Valdeci Paiva de Jesus (PSL), assassinado na porta da sede regional do PL. "Há elementos suficientes. Há fatos concretos. Houve a morte da vice-prefeita de Magé, de diversos vereadores na Baixada, o atentado ao prefeito de Rio das Ostras", denunciou o parlamentar, anunciando que se houver um requerimento, dentro das normas legais, a presidência colaborar para esclarecer os crimes políticos no Rio de Janeiro.

Na sessão solene de posse dos deputados estaduais, os parlamentares evangélicos que pertencem à Igreja Universal, estavam de luto, portando uma fita preta nos braços. O presidente da sessão, Pedro Fernandes, o mais antigo parlamentar da Assembléia, pediu um minuto de silêncio em memória do deputado morto.

A eleição da mesa da Assembléia Legislativa será realizada, amanhã (2), às 11 horas. Depois o futuro presidente da ALERJ, Jorge Picciani dará uma entrevista coletiva.