Globo pede ao STJ exclusividade na transmissão do Campeonato Paulista

30/01/2003 - 21h28

Brasília, 30/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os advogados da Rede Globo ingressaram, no início da tarde de hoje, com pedido para que o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, mantenha a decisão do vice-presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, sobre a exclusividade de transmissão, pela emissora carioca, dos jogos do Campeonato Paulista de 2003.

Na petição, a defesa da Globo também apontou episódio ocorrido na última quarta-feira, quando, segundo alegaram, a Federação Paulista de Futebol (FPF) não cumpriu a liminar concedida pelo ministro Vidigal e cancelou uma partida de futebol marcada para aquela data sob alegação de chuvas no estádio.

Na mesma petição, os defensores da Globo apontam que naquela noite a FPF e o STB "resolveram transmitir a partida entre Corinthians e Portuguesa, na cidade de São Paulo". No documento, os advogados alegam que a FPF "violou" disposições do contrato que asseguravam exclusividade à Globo e também que garantia à Globosat a transmissão de determinada partida de futebol para assinantes, ficando o mesmo jogo impossibilitado de ser levado ao ar em televisão aberta.