Greve deixa 1 milhão de alunos sem aula em Pernambuco

21/02/2002 - 17h13

Recife, 21 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de um milhão de alunos de 1.052 escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco estão sem aulas, em função da greve dos professores, deflagrada nesta quinta-feira. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Tereza Leitão, justificou a paralisação pela falta de interesse do governo estadual em negociar um reajuste de 48,22% entre os 33 itens da pauta reivindicações da categoria, entregue desde o ano passado. O secretário-adjunto de Educação, Francisco de Assis, alertou os professores da gravidade do movimento e avaliem as consequências de deixar um milhão de jovens desocupados, no momento em que os índices de violência vêm aumentando em todo o Estado.
Ele disse que a categoria não levou em conta os esforços que o governo vem fazendo no sentido de melhorar o sistema educacional, citando como exemplos a recuperação de 128 escolas no âmbito do projeto Alvorada; a implantação do plano de cargos e carreiras, que repercute numa média mensal de R$ 8 milhões na folha de pessoal, e ainda a liberação de R$ 30 milhões para distribuição na rede escolar.
Assis destacou que os professores não respeitaram o prazo até cinco de março, estipulado pelo governo, para que a Secretaria Estadual da Fazenda pudesse se posicionar sobre o cenário econômico que vai nortear Pernambuco este ano e opinar sobre as reivindicações financeiras.
O secretário disse que aguarda retomar as negociações, com os professores, de forma democrática.