FHC pedirá apoio internacional em favor da Argentina

21/02/2002 - 23h16

Estocolmo (Suécia), 22 (Agência Brasil-ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso chegou à Suécia aos 15 minutos do dia 22 de fevereiro, acompanhado da primeira-dama Ruth Cardoso, do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, parlamentares e empresários brasileiros. Na primeira parada desta viagem de sete dias ao norte da Europa, Fernando Henrique discutirá, na Cúpula da Governança Progressista de Estocolmo, a capacidade de governar atualmente países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Durante sua permanência na Suécia, o presidente se encontrará com a herdeira ao trono do Reino da Suécia, princesa Victória, no Palácio Real, e com o primeiro-ministro do Canadá, Jean Chrétien, no Grand Hotel, onde está hospedado.

Em entrevista no Aeroporto Internacional de Arlanda, Fernando Henrique disse que a Cúpula da Governança Progressista continuará as discussões, já em andamento em outras partes do mundo, na busca de uma orientação uniforme no que se diz respeito ao social. Fernando Henrique começa esta sexta-feira tomando café da manhã no Palácio de Rosenbad, com o primeiro-ministro do Reino da Suécia, Göran Persson.

Ainda no Aeroporto, Fernando Henrique reafirmou apoio à Argentina, no sentido de pedir apoio do G-7 aos avanços argentinos para sair da crise enfrentada pelo país. "Eles estão dispostos a avançar. Sendo assim, é preciso que os países ricos e o Fundo Monetário Internacional tenham uma atitude mais aberta, sem impor exigências que a Argentina não possa cumprir", concluiu.