Encontro analisa ações para reduzir conseqüências do uso de drogas

21/02/2002 - 13h52

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - Nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Rio's Presidente Hotel (Rua Pedro I, 19
- Centro, Rio de Janeiro, Tel. 21-297-0110), será realizado o IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Redutores de Danos (Aborda). Na ocasião serão apresentados e debatidos alguns dos mais importantes trabalhos realizados no campo de redução de danos no Brasil.
Denomina-se Redução de Danos, a tentativa de minimizar as conseqüências adversas do consumo de drogas, do ponto de vista da saúde e de seus aspectos sociais e econômicos, sem que haja, necessariamente, a interrupção do consumo. Entre as medidas e estratégias mais conhecidas estão os cuidados para a prevenção da transmissão do HIV e do vírus da hepatite C, entre usuários de drogas injetáveis (UDIs). Entre outras, temos: orientação e aconselhamento sobre os riscos do abuso de drogas e da transmissão do HIV; prevenção da transmissão sexual dos vírus tanto da aids quanto da Hepatite C, através da distribuição de preservativos e orientação sobre sexo seguro; estímulo ao uso individual dos equipamentos de injeção, com orientação sobre troca de agulhas e seringas e encaminhamento dos UDIs aos serviços especializados.
A iniciativa de reduzir riscos e danos associados ao uso indevido de drogas é de fundamental importância, quando se fala em saúde pública, uma vez que, o compartilhamento de agulhas e seringas por UDIs se constitui numa das principais causas de crescimento da epidemia da AIDS no estado. Segundo o Programa Estadual de DST/Aids-SP foram notificados 101.503 casos de aids (31/05/2001); desses, 25.072 casos referem-se a UDIs.
Durante o evento será eleita a nova diretoria da Aborda e preparado um cronograma de trabalho para os anos 2002 e 2003. Abelardo Santos, do Instituto de Estudos e Pesquisa em Aids de Santos, e Denise Gandolfi, da Coordenação Nacional DST/aids serão homenageados durante o encontro.
A iniciativa conta com apoio da Coordenação Nacional de DST/aids/MS, Coordenações Estaduais DST/aids de São Paulo e Rio de Janeiro, Coordenação
Municipal do Rio de Janeiro, entre outras entidades.