CCBB receberá mostra de artista italiano

21/02/2002 - 13h22

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília receberá a partir do dia 26 a mostra de artes plásticas "Lúcio Fontana – A ótica do invisível". Fontana foi um artista italiano que formou o caráter básico de sua obra na América Latina e considerava a pintura como "um lugar de trânsito, por onde o olhar atravessa e vai além da superfície.
Segundo o curador da mostra, Paulo Herkenhoff, a exposição tem caráter antológico e retrospectivo, apresentando os principais momentos de Fontana, com peças-chave em termos históricos. "Será uma oportunidade rara de conhecer a obra de um dos maiores artistas do século XX, que leva o espaço moderno aos limites da realidade", destacou.
"A ética de Fontana busca a transparência e visibilidade do espaço entre o conceito e a obra. A sua arte vai além das fronteiras finais, com uma função mágica de construir o otimismo através do neoconcretismo, assim como os monumentos de Brasília, com a mesma mentalidade", acrescentou o curador.
Para o embaixador da Itália, Vicenzo Petrone, Lúcio Fontana representa a síntese da expressão ítalo-latino-americana, já que ele foi o primeiro artista europeu a buscar inspiração na produção argentina de 1940, com a audácia na construção do material e do vazio.
A mostra é fruto de um projeto conjunto entre os centros culturais de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, com o apoio da Fundação Lúcio Fontana e da Embaixada da Itália. A visitação pública é gratuita, de terça-feira a domingo, das 13h às 19h30, até dia 7 de abril.