Brasília sedia reunião do Mecanismo de Consultas Políticas Brasil-Cuba

21/02/2002 - 17h55

Brasília, 21 (Agência Brasil - ABr) - Nos dias 25 e 26 de fevereiro, Brasília sediará a II Reunião do "Mecanismo Permanente de Informação e Consultas Políticas Brasil-Cuba", dando seguimento ao último encontro ocorrido em 15 de março de 2001, na cidade de Havana.
O Mecanismo, criado em maio de 1998, por ocasião da visita a Havana do então ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, tem servido de moldura institucional às relações bilaterais, nos mais diversos campos.
A parte cubana estará encabeçada pelo vice-ministro de Relações Exteriores para América Latina e Caribe e de Cooperação, Pedro Núñez Mosquera, que manterá encontros no Itamaraty com o secretário-geral das Relações Exteriores, o subsecretário-geral de Assuntos Políticos Bilaterais e o subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais. Núñez Mosquera também proferirá palestra no Instituto Rio Branco.
Nesses encontros, serão repassados vários temas das agendas bilateral, regional e multilateral. No contexto do "Mecanismo Permanente de Informação e Consultas Políticas" já foram promovidas, em junho de 1999 e em março de 2000, em Havana e Brasília, respectivamente, as primeiras rodadas de consultas bilaterais sobre direitos humanos. Nas duas oportunidades, as conversas foram marcadas por um diálogo franco, evidenciando o elevado patamar a que foi alçado o entendimento político entre os dois países.