Rio de Janeiro quer atrair também turismo de negócio

09/11/2002 - 15h30

Rio, 9/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O lazer não é mais o grande impulsionador do turismo no Rio de Janeiro. Agora, a rede hoteleira carioca é ocupada por pessoas que chegam à cidade para participar de congressos, convenções ou realizar negócios. De acordo com dados do próprio setor hoteleiro, esse tipo de hóspede já é responsável por 66% da ocupação médial/anual.

Os números desse segmento tembém impressionam: congressos de grande porte, com duração média de três dias, geram cerca de R$ 3 milhões em divisas apenas para a economia local. Nesse sentido, o projeto Rio é pra Valer, da Empresa de Turismo do Rio de Janeiro (Riotur), vem promovendo uma série de ações voltadas para potencializar esse mercado, fortalecendo os resultados em todos os segmentos do turismo influenciado por esse tipo de atividade.

A iniciativa objetiva vocacionar o Rio de Janeiro para o turismo de eventos e negócios, intensificando a divulgação da infra-estrutura da cidade como sede de exposições e congressos de todos os portes. O turismo de eventos movimenta anualmente, no mundo, cerca de US$ 4 trilhões, gerando 255 milhões de empregos.