Exposição agropecuária será aberta amanhã em Recife

09/11/2002 - 18h21

Recife, 9/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Será aberta amanhã (10), às 16h30, no Parque do Cordeiro, zona oeste da cidade, a 61ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, promovida pelo governo de Pernambuco em parceria com a Sociedade Nordestina dos Criadouros (SNC) e a Associação Pernambucana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APCCO), com a coordenação da Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária (SPRRA).

Numa área de 12 hectares, expositores apresentam em 700 estandes, novas tecnologias em máquinas e equipamentos agrícolas e insumos, as novidades em gastronomia com destaque para a carne de bode e carneiro e seus derivados e sobre o turismo rural. A mostra de animais, reune mais de 5 mil espécies entre bovinos das raças Gir, Nelore, Guazeré e Girolando; equinos Campolina, Manga Larga, Marchador e Quarto de Milha e caprinos e ovinos das raças Santa Inês, Boer, Sannah e Somalis, aves exóticas com o avestruz e outros animais de pequeno porte.

Segundo o secretário de Produção Rural, Gabriel Maciel, o setor de caprinovinocultura tem grande significado na Exposição, uma vez que conta com o apoio do governo estadual, quanto aos incremento da carne e derivados de bode na merenda escolar regionalizada além da implantação de novas tecnologias, com o objetivo de melhorar a qualidade genético do rebanho pernambucano de caprinos e ovinos, que atualmente chega a 600 mil cabeças.

Conforme o presidente da Sociedade Nordestina de Criadores, José Barbosa, durante os oito dias de atividades (a exposição terminará no domingo (17)), serão gerados cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.

A expectativa quanto a movimentação financeira dos doze leilões e comercialização de implementos agrícolas e de animais, de acordo com José Barbosa, é atingir mais de R$ 8 milhões. O público esperado no evento é de 300 mil pessoas.