Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Depois de quase duas semanas de sua eleição, o papa Francisco, de 76 anos, demonstra que não quer mudar para o apartamento papal e sim utilizá-lo apenas em situações específicas. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse hoje (26) que Francisco, “por enquanto”, vai continuar morando na Casa Santa Marta – onde vivem alguns cardeais. O papa está no local desde antes do conclave, que começou no último dia 12, e permanece lá.
Lombardi disse que o papa apenas trocou de quarto na Casa Santa Marta para outro “mais amplo”. O porta-voz acrescentou que Francisco usará o apartamento papal – que inclui quartos, salas, cozinha, banheiro e escritórios – para situações específicas. No apartamento também há espaços para tratamentos médico e odontológico.
É da janela do escritório que o papa aparece para saudar e abençoar os fiéis. Foi dali que Francisco celebrou a Hora do Angelus – nos dois últimos domingos. O escritório é uma sala ampla, com janelas, cuja vista principal é a Praça São Pedro.
A Casa Santa Marta é uma construção do fim do século 19 que foi reformada a pedido do papa João Paulo II, em 1996. O alojamento fica no Vaticano, em uma área próxima à Basílica de São Pedro.
*Com informações da Rádio Vaticano
Edição: Graça Adjuto
Passagens de ônibus e bilhetes do metrô de Roma terão imagem do papa
Líder das Avós da Praça de Maio quer encontro com papa para falar sobre desaparecidos políticos
Papa reza Missa de Ramos e volta a convocar para a Jornada Mundial da Juventude
Papa Francisco almoça com Bento XVI
Prêmio Nobel da Paz diz que papa Francisco não foi cúmplice da ditadura na Argentina