Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O último dia de carnaval em Brasília tem várias atrações para quem não quer ficar em casa. A festa momesca na cidade – que, a cada ano, tem atraído mais visitantes e oferecido opções de diversão – terá hoje (12) desfiles de escolas de samba e blocos de rua em vários pontos da cidade.
Na Passarela da Alegria, no Eixo Monumental, entre o Estádio Nacional Mané Garrincha e o Palácio do Buriti, as escolas de samba desfilam a partir das 19h30. A primeira escola a a entrar na passarela é a Acadêmicos de Santa Maria, às 19h30.
O desfile continua às 21h, com a Mocidade do Gama; às 22h30, com a Acadêmicos da Asa Norte; à meia-noite, com a Águia Imperial de Ceilândia; às 1h30 de amanhã (14), com a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc); e às 3h, com a última escola, a Bola Preta de Sobradinho.
Espera-se que cerca de 40 mil pessoas compareçam ao local. Quem quiser sentar nas arquibancadas deve chegar mais cedo, pois há lugares para cerca de 7,5 mil pessoas, bem menos do que o público esperado. No local, há 300 banheiros químicos para uso dos frequentadores.
No Gran Folia, estrutura montada próximo à Esplanada dos Ministérios, entre o Museu Nacional de Brasília e a Biblioteca Nacional, a banda do bloco Mamãe Taguá se apresentará a partir das 18h.
As bandas dos blocos de rua Galinho de Brasília, Áse Dudu, Baratona e Raparigueiros também deverão se apresentar à noite. Neste dia de encerramento, os organizadores esperam aproximadamente 10 mil pessoas no local.
Os blocos tradicionais que irão às ruas hoje são o Pacotão, o Baratona e o Baratinha, o Raparigueiros e o Menino de Ceilândia. Além desses, um grupo de blocos alternativos que se apresentaram ao longo do feriado na cidade irá se reunir na comercial da 201 / 202 Norte, próximo ao Eixo L. A programação é variada, com música eletrônica, brasileira, brega e marchinhas de Carnaval.
Local e hora das atrações
Passarela da Alegria – Escolas de samba de Brasília
Local: Eixo Monumental - entre o Estádio Nacional Mané Garrincha e o Palácio do Buriti
Hora: 19h30
Gran Folia
Local: Esplanada dos Ministérios - entre o Museu Nacional de Brasília e a Biblioteca Nacional
Hora: 18h
Blocos de rua tradicionais
Pacotão
Local: 302/303 norte, próximo à W3
Hora: das 11h às 0h
Baratona
Local: Eixão, na altura da 106 / 206 Sul
Hora: das 17h às 0h
Bloco dos Raparigueiros
Local: Eixão, na altura da 106 / 206 Sul
Hora: das 17h às 0h
Baratinha
Local: Parque da Cidade, estacionamento Ana Lídia
Hora: das 15h às 22h
Menino de Ceilândia
Local: CNM 01, próximo ao estacionamento do Fórum de Ceilândia
Hora: das 14h às 0h
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Galinho de Brasília reuniu foliões de todas as idades para última saída neste carnaval
Corpo de Bombeiros reforça fiscalização nas festas de carnaval em Brasília
Bloco de DJs leva clima da pista para o carnaval de rua de Brasília
A cada ano, Brasília atrai mais visitantes durante o carnaval