Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, descartou a possibilidade de aumento de custos aos passageiros em função da concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos à iniciativa privada. “Não tem porque aumentar, nem tarifas de embarque e desembarque e nem a relação comercial com os nossos concessionários”. O leilão ocorreu na segunda-feira (6).
Vale disse ainda que a Infraero recomendará, como sócia da concessionária que administrará Cumbica, a construção do quinto terminal de passageiros. A obra não está prevista entre as obrigações do consórcio que venceu a licitação com uma oferta de R$ 16,2 bilhões. “O que nós vamos dizer ao concessionário, até como investidor estratégico do grupo, é que na nossa opinião enquanto sócios, é que investir no Terminal 5 seria adequado para operacionalização do aeroporto”.
Ele lembrou, no entanto, que o Consórcio Invepar, que venceu a licitação, está obrigado pelas condições da concessão a entregar pelo menos 40% do terceiro terminal até 2014. A obra permitirá atender ao aumento de demanda previsto para o ano da Copa do Mundo de 2014, de 8 milhões de passageiros. O terminal deverá estar concluído até 2016.
O presidente da Infraero visitou hoje (8) o novo terminal do aeroporto e disse que a companhia aérea Gol será a próxima a operar no Terminal 4. Segundo Vale, a empresa deverá começar a transferir os embarques e desembarques domésticos nas próximas semanas. “Como ela tem conexão internacional, irá entrar gradativamente na medida em que a gente consiga transferir as operações da Gol para o Terminal A, que é o terminal mais perto daqui”, disse.
A Webjet começou a operar hoje no novo espaço, que tem área de 12,2 mil metros quadrados. O terminal que fica separado do restante da estrutura para embarque e desembarque de passageiros recebeu investimentos de R$ 85 milhões em infraestrutura para atender a uma demanda anual de 5,5 milhões de passageiros. Com isso, a capacidade total do aeroporto passou de 25,9 milhões para 31,4 milhões de passageiros por ano.
Com a transferência das atividades da Gol para o novo espaço, o quarto terminal deverá ser usado em toda a sua capacidade. “A Gol já opera aqui, em Guarulhos, hoje com quase 5 milhões de passageiros [por ano]. Então, nós entendemos que é completamente adequado que as duas companhias ocupem completamente o terminal”, destacou Gustavo do Vale. A Webjet opera para 18 destinos, com cerca de 800 mil passageiros por ano.
Edição: Aécio Amado
Não haverá mais privatizações de aeroportos, avisa Mantega
PSDB diz que concessão dos aeroportos é contradição do PT
Para especialista, consumidor será afetado no bolso com as concessões de aeroportos
Presidente do BNDES considerou "excelente" resultado do leilão de concessão de aeroportos
Próximo passo é garantir eficiência em aeroportos, diz Dilma depois de leilão
Dinheiro da concessão de aeroportos não engordará superávit primário em 2012
Sucesso em leilão de aeroportos sinaliza que Brasil é seguro para investidores, diz ministro
Leilão de concessão de aeroportos arrecada quase cinco vezes o previsto pelo governo