Reino Unido reconhece conselho de rebeldes líbios e expulsa diplomatas pró-Kadhafi

27/07/2011 - 14h53

Da Agência Lusa

Brasília - O Reino Unido reconheceu hoje (27) o Conselho Nacional de Transição (CNT) como “único governo legítimo” da Líbia e expulsou do país os diplomatas líbios fiéis ao regime de Muammar Kadhafi, anunciou a diplomacia britânica.

“Convidamos o CNT para nomear um novo representante diplomático que assuma a chefia da embaixada líbia em Londres. Vamos tratar o CNT como tratamos qualquer outro governo do mundo”, disse o chefe da diplomacia britânica, William Hague.

“O Reino Unido reconhece e vai lidar com o CNT como único governo legítimo na Líbia”, acrescentou um porta-voz do Foreign Office.

Antes do anúncio, o encarregado de negócios líbio em Londres foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. Ele foi informado que ele e outros oito diplomatas da representação diplomática têm três dias para abandonar o Reino Unido.

William Hague disse ainda que o Reino Unido vai descongelar fundos do petróleo líbio no valor de 91 milhões de libras (cerca de 103 milhões de euros) para ajudar os rebeldes.