Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O crescimento de 4,2% da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010 colocou o país na quarta posição entre as nações emergentes que formam o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Na lista, liderada pela China, que teve expansão de 9,7% no período, o desempenho do Brasil supera apenas o da Rússia, com expansão de 4,1%.
Os dados, produzidos com base em informações do Instituto de Estatística do Banco Mundial, foram divulgados hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No ranking, a Índia aparece na segunda colocação, com crescimento de 7,8%, seguida pela África do Sul, que registrou alta de 4,8%.
Já em uma listagem mais ampla, composta por 14 países e pela União Europeia (EU), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2011 em relação ao trimestre anterior aparece na terceira colocação, assim como o vizinho Chile, que também teve expansão de 1,3% nessa base de comparação.
À frente aparecem apenas a Alemanha (1,5%) e a Coreia do Sul (1,4%). Com desempenho mais fraco do que o brasileiro estão a França (1,0%), a Bélgica (1,0%) e a União Europeia (0,8%), entre outros.
Edição: Juliana Andrade
Para especialistas, economia ainda não sentiu totalmente efeitos de medidas do governo
Mantega afirma que economia cresce em ritmo mais moderado, mas sem perder vitalidade
Economia brasileira está em ciclo sustentado de expansão, diz Tombini
Expansão da economia no primeiro trimestre foi puxada pela agropecuária