Senadora colombiana já está em Cali para resgate de sexto refém das Farc

05/02/2009 - 8h50

Da Agência Brasil

Brasília - Com achegada da senadora colombiana de oposiçãoPiedad Córdoba e dos helicópteros da ForçaAérea Brasileira a Cali, começa hoje (5) a operaçãode resgate do ex-deputado Sigifredo López, em poder das ForçasArmadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há sete anos.A liberação do refém havia sido adiada no últimodomingo (1º), após o resgate de outros quatroseqüestrados. As informações são da agência argentinaTelam.

Seentregarem López, os guerrilheiros terão cumprido ocompromisso de libertar unilateralmente e em três etapasdistintas seis pessoas que mantinham em cativeiro. No últimodomingo, foram libertados Walter Lozano, Juan Galicia, Alexis Torres eWilliam Dominguez e na terça-feira (3) ocorreu oresgate de Alan Jara, ex-governador colombiano.

As Farcperderão, entretanto, o único refém civil dentrodo grupo de seqüestrados políticos considerados passíveisde troca por guerrilheiros presos pelo governo colombiano, caso entreguem López.

Os doishelicópteros brasileiros que participaram das outras duasoperações de resgate já chegaram ao departamentode Valle del Cauca e estão estacionados no Aeroporto AlfonsoBonilla Aragón, nos arredores de Cali.