Joinville confirma 14 casos de leptospirose

18/12/2008 - 8h47

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Acidade catarinense de Joinville, uma das atingidas pelos temporais no estado, já registra 14 casos deleptospirose, sendo 11 homens, uma mulher e duas crianças. Deacordo com o último boletim divulgado pela prefeitura domunicípio, a Secretaria Municipal de Saúde recebeuontem (17) a confirmação de mais dois casos.

Segundoo comunicado, todos os pacientes estão recebendo tratamentomédico e dois são considerados casos “importados” –o de um homem de 24 anos que mora no município de Garuva e ode uma menina de 11 anos que vive em Blumenau. Apesar de residirem em outras cidades, o registro da doença foi feito em Joinville.

Atéontem, a Vigilância Epidemiológica de Joinville jáhavia enviado para análise 240 amostras coletadas de pessoasque apresentaram os sintomas da doença. Desses, 64 jáapresentam resultados (14 casos confirmados, cinco consideradosinconclusos e que serão submetidos a nova análise e 45descartados).

Anota alerta que a leptospirose é uma doença tratável,mas que o diagnóstico precoce é fundamental para evitarcomplicações. Os sintomas,em geral, aparecem entre dois e 30 dias após a infecção.Entre elas estão: febre alta de início súbito,sensação de mal-estar, dor de cabeça constante eacentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios.

Dorabdominal, náuseas, vômitos e diarréia tambémsão freqüentes em pacientes com leptosipirose e podemlevar à desidratação. É comum ainda queos olhos fiquem acentuadamente avermelhados e que alguns doentesapresentem tosse e faringite.Apósdois ou três dias de aparente melhora, os sintomas podemreaparecer – ainda que menos intensamente. Nesta fase, écomum o aparecimento de manchas avermelhadas no corpo e de meningite.