Mercado de capitalização tem balanço positivo em 2008

17/12/2008 - 17h44

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Para o mercado de capitalização, 2008 foi um ano positivo, ressaltou  hoje (17), no Rio de Janeiro, o vice-presidente da recém-criada Federação Nacional de Capitalização (Fenacap), Norton Glabes Labes. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a receita desse mercado atingiu R$ 7 bilhões, evoluindo 13% sobre o total apontado no mesmo período do ano anterior. Ele revelou que, do mesmo modo, as reservas apresentaram forte incremento, alcançando nos dez primeiros meses de 2008 o valor  de R$ 13 bilhões, 14% acima  de igual período de 2007.

Labes informou que o produto tradicional de capitalização absorve 89% do faturamento total do mercado. A operação clássica consiste na compra de um título com pagamento único ou mensal, correspondendo a um capital inicial ou composto no decorrer do contrato, explicou. Esse capital será devolvido totalmente após o encerramento do contrato. E durante a vigência do título, seu  proprietário tem o direito de  concorrer a sorteios de valores variados.

"E isso representa o  elemento fundamental para a atratividade desses títulos junto ao público”, argumentou o vice-presidente da Fenacap.  Ele acredita que a capacidade inovadora das empresas desse  mercado  pode contribuir para estimular a formação de poupança  financeira no país.

Uma das características que garantem a atratividade desses títulos de capitalização com o público é que  as operações são muito flexíveis e têm diferentes prazos e valores de contribuição. “Mas, todas apresentam garantia financeira, contribuindo, portanto, para a formação de poupança”.

Além disso, a flexibilidade das operações de capitalização do mercado segurador facilita o acesso à participação de pessoas de baixo nível de renda, que normalmente não demonstram propensão a poupar ou têm dificuldades de acessar outros instrumentos financeiros que exigem valores mínimos iniciais ou de aplicação média, disse Labes.