Moradores de Itajaí se solidarizam para recuperar o que perderam

29/11/2008 - 12h06

Lúcia Norcio
Enviada Especial
Itajaí (SC) - A previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina paraeste sábado (29) é de tempo instável em Itajaí, um dos municípios onde foi decretada calamidadepública devido as chuvas dos últimos dias. O soldeve aparecer apenas em alguns períodos do dia.De acordo com o último boletim da DefesaCivil, em todo o vale do Itajaí ainda existem 11 mil desabrigados e 30mil desalojados. São 50 abrigos públicos atendendo a população. Duaspessoas morreram e 29 estão desaparecidas.Algumas pessoascomeçam a voltar para suas casas, e o que mais se vê nas ruas são móveis destruídos. Caso da família de Lídia MariaCalegari  que ainda tentava recuperar um pouco da mobília que sobrou. Nos móveis empilhados na porta da casa, Lídia retirava do guarda-roupa algumas peças de seu vestuário. "O móvel serájogado fora juntamente com outros", disse. Lídia contou que no domingo(23), durante o temporal, rapidamente aágua invadiu a casa deixando toda a família ilhada. “Derepente vimos que estávamos ilhados. Fomos salvos de barco, com aajuda de vizinhos”.A família Cardoso, residente há30 anos em Itajaí contou que nunca viu tanta água. “Parecia cena de filmede terror”, disse à Agência Brasil, a funcionária do sindicatoportuário, Zilma Cardoso."Era como se tivesse aberto alguma comporta. Meu irmão, que mora numa baixada, está na casa de minha mãe. A casadele ficou totalmente destruída, perdeu carro, móveis. Uma vida detrabalho que as águas levaram em questão de horas”, lamentou.

Zilma Cardoso destacou o sentimento de solidariedade que envolve as pessoas no trabalho de ajudar aquelas famílias que perderam tudo. “Pessoas que nuncase viram, repartem o pão, estão cozinhando e distribuindo entre osvizinhos”, observou.

Nospostos de distribuição do Vale do Itajái imensas filas se formam, com apopulação buscando água mineral , material de limpeza e alimentos.“Está faltando açúcar nesses pacotes”, diz o voluntário de um dospostos que preferiu não se identificar. A orientação dos coordenadores é na rapidez na distribuição das cestas báiscas.

AsSecretarias Regionais (SDR's) da região do Alto Vale do Itajaí(Blumenau, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó) montarambases de distribuição e arrecadação das doações. As empresas oupessoas de outros estados que tiverem interesse em fazer doações devemligar para (48) 4009 9886 ou 4009 9883.